No Delta do Amazonas com Feco Hamburger

29 de Outubro a 05 de Novembro

 

 

 

No Delta do Amazonas – Belém e ilha do Marajó Workshop Cultural e Fotográfico

 

Dos encantos do Mercado Ver-o-peso às magníficas paisagens da ilha de Marajó, esse workshop fotográfico e cultural propõe uma experiência única no delta do rio Amazonas.

Amadores, curiosos e profissionais são bem vindos nessa expedição em que o olhar, o gesto e a experiência são mais importantes que o equipamento.

Da fotografia de natureza ao retrato, com liberdade para cada participante buscar aquilo que mais lhe interessa, a idéia é que os participantes possam desenvolver um repertório capaz de transformar suas fotografias em novas viagens.

Feco Hamburger ajudará cada participante-fotógrafo a compreender como a imagem final é resultado de um processo de escolhas técnicas e estéticas. Como usar das principais ferramentas para que uma fotografia seja expressiva e bem realizada dentro do interesse, do equipamento e da linguagem de cada um.

Além da parte prática, detalhada no roteiro abaixo, teremos encontros ao longo do curso para ver e conversar sobre as imagens realizadas, conhecer imagens de referência, e falar sobre técnicas e teoria conforme o andamento da carruagem.

Acima de tudo, buscamos uma experiência conectiva através da fotografia.

Domingo – 29/10: Origem – Belém do Pará, acomodação em Belém.

Segunda – 30/10: Belém – Apresentação, Ver-o-Peso e Centro histórico.

Encontro do grupo no café da manhã as 8hs, bate-papo inicial. As 9hs sairemos do hotel rumo ao popular mercado Ver-o-Peso. Às 12h, pausa para almoço livre (incluso).

À tarde,continuaremos o passeio pela parte histórica da capital paraense. Retorno a Estação das Docas, espaço cultural e gastronômico que fica na área portuária às margens da Baía do Guajará. Jantar de boas vindas incluso.

Terça – 31/10: Belém – Ver-o-Peso no amanhecer e Museu Emilio Goeldi.

Antes do café da manhã (por volta das 4hs da manhã) voltaremos para a região histórica e do mercado para iniciar as atividades na luz da noite e do amanhecer. Pausa para descanso e edição das fotos no hotel. As 15hs retomamos as atividades com visita ao Museu Goeldi, um dos maiores centros de pesquisas da Amazônia, com 150 anos de fundação.

Retorno ao hotel às 18h. Noite livre e jantar (não incluso)

Quarta – Dia 01/11: Belém/Ilha de Cotijuba/Belém

Café-da-manhã e saída do hotel às 07h30. Traslado de 1 hora até Icoaraci (em van ou microonibus), onde acontece o embarque para Ilha de Cotijuba (navegação de 1 hora e 20 minutos). Vivência com o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém – MMIB, organização social local com atuação há mais de 15 anos nas ilhas de Belém. Visita à sede do MMIB e atividades de interação com os moradores. De lá, saída para a Praia do Vai Quem Quer.

Almoço (incluso) e tempo de descanso e lazer na praia de rio, que de tão largo, parece mar.

Retorno para Icoaraci de barco às 17:00h. Chegada em Icoaraci por volta de 18:00h e transfer ao hotel. Noite livre e jantar (não incluso)

Quinta – Dia 02/11: Belém/Ilha de Marajó

Às 6h30, saída do hotel em direção ao porto para embarque em navio regional para a Ilha de Marajó, uma viagem com duração média de 3h30hs em que o próprio navio é uma rica paisagem. Chegada em Soure, transfer e acomodação na Pousada do Francês.

Almoço (incluso). À tarde, passeio pelo centro da cidade, para visita ao curtume e ao ateliê de artesãos que trabalham com cerâmica marajoara típica. Visita à praia de Barra Velha, onde há possibilidade de avistar o pássaro guará. Tempo na praia para descansar e relaxar.

Retorno ao hotel, jantar (não incluso) e pernoite.

Sexta – Dia 03/11: Ilha de Marajó

Café da manhã e saída para visita à fazenda São Jerônimo: caminhada pela floresta de manguezal, passeio de canoa pelos igarapés e caminhada na praia deserta do Goiabal.

Almoço (incluso). À tarde, visita à fazenda Bom Jesus, caminhada pelos campos para apreciação da fauna e flora da região, com parada para lanche em um abrigo no meio do campo. Retorno à Pousada e Jantar (não incluso). À noite: Prática Fotografia Noturna.

Sábado – Dia 04/11: Ilha de Marajó/Belém

Café da manhã e visita à Praia do Pesqueiro, uma praia de dunas banhada pela Baía do Marajó. Almoço (incluso). No início da tarde, saída para o porto e retorno de lancha a Belém (2:30hs). Chegada por volta das 18h30, transfer para o hotel.

Jantar de encerramento (incluso), pernoite no Hotel Manacá e fim da programação.

Domingo – Dia 05/11: Café da manhã e check-out para destinos de origem.

Feco Hamburger é fotógrafo e artista com crescente interesse em outros suportes, como o vídeo e a instalação. Viaja Brasil adentro e mundo afora colaborando com as principais revistas do país. Já expôs na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Museu de Arte Moderna e no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e no Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto. Recebeu menção especial no Prêmio Brasil de Fotografia e o Prêmio Abril de Jornalismo na categoria melhor ensaio fotográfico. Possui obras no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo e na Coleção Itaú de Fotografia Brasileira, além de coleções particulares. Ministra cursos e workshops porque acredita na partilha como vetor de conhecimento.Para conhecer mais: www.fecohamburger.com.br

 

Maiores informações e detalhes através do email:

contato@casaneo10.com.br

deixe seu comentário